Desenvolvido na década de 1980, e formalizado pela primeira vez em 1990, o modelo risco-necessidade-responsividade tem sido utilizado com sucesso crescente para avaliar e reabilitar ofensores no Canadá e ao redor do mundo. Conforme sugerido por seu nome, é...
More
Desenvolvido na década de 1980, e formalizado pela primeira vez em 1990, o modelo risco-necessidade-responsividade tem sido utilizado com sucesso crescente para avaliar e reabilitar ofensores no Canadá e ao redor do mundo. Conforme sugerido por seu nome, é baseado em três princípios: 1) o princípio de risco afirma que o comportamento delituoso pode ser previsto e que o atendimento deve focar os ofensores de maior risco; 2) o princípio de necessidade destaca a importância das necessidades criminógenas na concepção e execução do atendimento; e 3) o princípio de responsividade descreve como o atendimento deve ser fornecido.
Este artigo resume o papel desses princípios no desenvolvimento de instrumentos de avaliação de risco. Também explica por que algumas intervenções funcionam e outras não.
Less